ARTIGOS

RESGATE NO ALTAR DO FILHO PRIMOGÊNITO

PASTOR RICARDO SORRENTINO

Embaixador Eclesiástico pela ONU

Presidente Regional da Associação de Pastores e Ministro do Brasil da Assembleia de Deus

Conselheiro da Convenção Judaica Messiânica

Emissário das Boas Novas/ /Palestrante / Conferencista/ .

שגריר כנסייה באו”ם

נשיא אזורי של איגוד הכמרים ושר ברזיל לאסיפת האל

יועץ לאמנה היהודית המשיחית

שליח החדשות הטובות / / מרצה / מ

O RESGATE DO FILHO PRIMOGÊNITO NO ALTAR

O é o primeiro filho, e tem toda uma doutrina bíblica envolvendo este fato. Quando Deus matou todos os primogênitos do Egito, no Êxodo, dos homens e dos animais, os israelitas foram orientados a resgatar os seus primogênitos com um cordeiro ou cabrito, macho, sem mácula, de um ano de idade. O cordeiro ou cabrito foi morto em lugar de todo o primogênito de israel. A partir da seí, Deus diz, referindo-se ao primogênito, “meu é” e “os macho serão do Senhor”.(Ex.13:2,12).

Sabemos que todo o povo de israel era o povo do Senhor, sendo, portanto de Deus. Mas os primogênitos eram particularmente propriedade de Deus, e por isso, deveriam ser mortos, ou resgatados, morrendo outro em seu lugar. O menino israelita, macho, com oito dias de nascido era circuncidado, e recebia o nome, e o primogênito, com quarenta dias de nascido, era levado ao templo para ser consagrado ao Senhor. “E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor (Segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo o macho primogênito será consagrado ao Senhor); E para darem a oferta seguindo o disposto na lei do Senhor: Um par de rolas ou dois pombinhos.” (Lc.2:22-24). Jesus era o primogênito, e teve de se submeter a esse ritual.

Em Nm. 3 Deus toma a tribo de Levi, em lugar de todo o primogênito de israel. “E eu, eis que tenho tomado os levitas do meio dos filhos de Israel, em lugar de todo o primogênito, que abre a madre, entre os filhos de Israel; e os levitas serão meus. Porque todo o primogênito é meu.” (Nm.3:12,13).

O primogênito é um tipo do crente do Novo Testamento, pois em Hb.12:23 está escrito que a carreira ou a corrida do crente –v.1 – vai culminar com a sua chegada “À universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus.” O primogênito é um predestinado, eleito, e escolhido por Deus, pois só Ele pode determinar quem nasce primeiro, assim como o crente também é. (Ef.1:5,11). Mas ninguém deve se sentir excluído da salvação, pois, embora Jacó não tenha nascido primeiro, acabou ficando com a primogenitura, porque a valorizava. Se os que foram predestinados não valorizam a salvação, você, que acha que não foi escolhido, valorize, pois você não sabe o que Deus disse a seu respeito.(Mt.22:8).(Rm.9:12).

Que a primogenitura podia ser perdida, está ensinado em várias partes da Bíblia. Por exemplo, dos doze filhos de Jacó, o primogênito era Rúben, que a perdeu por ter se deitado com Bila, concubina de seu pai. Na seqüência estavam Simeão e Levi, que não a receberam porque, tomados de ira e furor, usaram de violência e mataram homens. Judá, que vem em seguida, casou com uma mulher cananéia, e acabou cometendo incesto com a nora, Tamar. O certo é que a primogenitura foi migrando, até chegar em José, que era filho da mulher amada. “Quanto aos filhos de Rúben, o primogênito de Israel, (pois ele era o primogênito; mas porque profanara a cama de seu pai, deu-se a sua primogenitura aos filhos de José, filho de Israel; de modo que não foi contado, na genealogia da primogenitura, Porque Judá foi poderoso entre seus irmãos, e dele veio o soberano; porém a primogenitura foi de José). Talvez tenha sido por isso que Deus proibiu beneficiar o filho da mulher amada, em detrimento da filho da não amada, na questão da primogenitura. ( Dt.21:15-17).

Um dos privilégios do primogênito era ter direito a uma porção dobrada da herança. Como no caso da parábola do filho pródigo – Lc.15:11-32 – a herança era dividida pelo número de filhos, recebendo cada um deles uma porção, sendo que o primogênito recebia duas. Por isso está escrito “Depois disse Israel a José:…E eu tenho dado a ti um pedaço da terra a mais do que a teus irmãos, que tomei com a minha espada e com o meu arco, da mão dos amorreus.” É interessante observar que quando Eliseu, discípulo do profeta Elias, pediu a sua herança, ele disse “Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim.” (II Rs. 2:9). Era a porção do primogênito. A herança, para Israel, era a terra de Canaã, e para igreja é o Espírito Santo. “para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido…Porque, se a herança provém de lei, já não decor re de promessa; mas foi pela promessa que Deus a concedeu gratuitamente e Abraão.” Será que a igreja vai ser arrebatada e Israel vai herdar o manto, a unçao em dobro?! Pedro era o apóstolo dos judeus Messiânicos ( nova igreja ) Judeus que se converteram ao CAMINHO ( HOJE CHAMADO CHAMADO COMO CRISTIANISMO);E Pedro endereça a sua primeira Carta aos judeus da Diáspora, dispersos, fora da terra de Israel.

Em Is.61:7 está escrito “Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra.” É a porção dobrada do primogênito. E em I Tm.5:17 “Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na Palavra e no Ensino.” Outra tradução reza “Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários…” Honorários pode ser pagamento, salário, como em “honorários advogatícios”. A honra, ou os honorários, devem ser os do primogênito, em dobro.E aqui cabe uma conotação de prosperidade, e de restituição, pois em Jó 42:10 está escrito “e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.” E em Gn.27:28, 29 a bênção da primogenitura é pronunciada por Isaque, sobre Jacó: “Assim, pois, te dê Deus do orvalho dos céus, e das gorduras da terra, e abundância de trigo e de mosto. Sirvam-te povos, e nações se encurvem a ti; sê senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se encurvem a ti; malditos sejam os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te abençoarem.” A bênção da primogenitura é uma bênção de prosperidade, de liderança e de vitória sobre os inimigos. Se você é um crente em Jesus Cristo, essa bênção é sua. Tome posse dela.

O cuidado com os filhos – Êxodo 11:5

Todos os primogênitos do Egito morrerão, desde o filho mais velho do faraó, herdeiro do trono, até o filho mais velho da escrava que trabalha no moinho, e também todas as primeiras crias do gado. (Êxodo 11:5)

  1. Pertence ao Senhor – Números 3:13

pois todos os primogênitos são meus. Quando feri todos os primogênitos no Egito, separei para mim mesmo todo primogênito de Israel, tanto entre os homens como entre os rebanhos. Serão meus. Eu sou o Senhor”. (Números 3:13)

  1. Privilégios – Deuteronômio 21:17

Ele terá que reconhecer o filho da mulher que ele não prefere como filho mais velho, dando-lhe porção dupla de tudo o que possui. Aquele filho é o primeiro sinal da força de seu pai e o direito do filho mais velho lhe pertence. (Deuteronômio 21:17)

  1. Jesus é o Primogênito de Deus – Romanos 8:29

Como anteriormente disse Isaías: “Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado descendentes, já estaríamos como Sodoma, e semelhantes a Gomorra”. (Romanos 9:29)

  1. Deus o elevou acima de todos – Salmos 89:27

Também o nomearei meu primogênito, o mais exaltado dos reis da terra. (Salmos 89:27

HOJE EXISTE O ENTENDIMENTO QUE A PRIMOGENITURA  , NÃO É SÓ O FILHO  HOMEM MAIS VELHO.

Deus, nos delegou o direito de sermos considerados os primogênitos juntamente com Cristo, mas por falta de y Senhor Deus, nos delegou o direito de sermos considerados os primogênitos juntamente com Cristo, mas por falta de sabedoria e entendimento estamos abrindo mão do nosso direito da primogenitura em detrimento de um momento de necessidade passageira. Podemos sim perder esta benção da primogenitura quando nos detemos em uma situação de carnalidade e banalizamos as coisas de Deus em detrimento das coisas temporárias, como foi com Esaú e Absalão. E isso nos custará muito mais caro do que apenas 5 “shekelim”. e entendimento estamos abrindo mão do nosso direito da primogenitura em detrimento de um momento de necessidade passageira. Podemos sim perder esta benção da primogenitura quando nos detemos em uma situação de carnalidade e banalizamos as coisas de Deus em detrimento das coisas temporárias, como foi com Esaú e Absalão. E isso nos custará muito mais caro do que apenas 5 “shekeli.

PROJETO MOVER DE DEUS

PROJETO QUE TEM POR OBJETIVOS LEVAR O EVANGELHO DE YESHUA  HAMASHIA (JESUS O CRISTO)  EM SUA ESSÊNCIA, SEM INFLUÊNCIAS DOUTRINÁRIAS RELIGIOSAS E NÃO-BÍBLICAS.

NO QUE CREMOS:

Cremos que Adonai não mudou, ele é o mesmo ontem, hoje e sempre. Ele é o Criador de Todas e Dele, por ele e para Ele são todas as coisas.

Cremos que Jesus é o Messias, o filho de Deus, que veio ao mundo, morreu e o Pai o ressuscitou, estando hoje assentado a destra do Todo Poderoso.

Cremos que o Espírito do Senhor foi nos dado como conselheiro consolador, um agente transformador para o homem de dentro pra fora, ativando dons e frutos do espírito para reconectar o homem ao seu

NOSSA MISSÃO

Vemos hoje um evangelho inchado, onde pessoas entram e saem de suas congregações da mesma forma, buscando aquilo que elas acham que precisam, quando na verdade, precisam de Deus.

Vemos um evangelho muito doutrinário, quando a Palavra de Deus é simples e a busca ao Eterno está ao alcance te todos.

O Projeto Mover de Deus visa mostrar ao mundo quem realmente é o Eterno, em sua essência, de forma a manifestar o poder de Deus que transforma, cura e restaura o ferido.