ARTIGOS

OS DONS DO ESPÍRITO

PASTOR RICARDO SORRENTINO

Embaixador Eclesiástico pela ONU

Presidente Regional da Associação de Pastores e Ministro do Brasil da Assembleia de Deus

Conselheiro da Convenção Judaica Messiânica

Emissário das Boas Novas/ /Palestrante / Conferencista/ .

שגריר כנסייה באו”ם

נשיא אזורי של איגוד הכמרים ושר ברזיל לאסיפת האל

יועץ לאמנה היהודית המשיחית

שליח החדשות הטובות / / מרצה / מרצה /.

É comum as pessoas terem dúvidas a respeito dos dons espirituais na Bíblia. Por isso, escrevi este artigo em uma linguagem, direcionada para os integrantes do Projeto Mover de Deus :

explicando de forma superficial ,  os 9 dons espirituais que constam nas escrituras :

( DEIXANDO CLARO – QUEM RELATA ISSO NA BÍBLIA  é o Emissário Paulo .

Apesar dos evangélicos,  de qualquer denominação católicos   considerarem  ser a totalidade dos Dons que o Eterno dado a Graça da manifestação sobre alguns .

  • Não descartou a possibilidade de haver outros Dons que ao Emissário não foi revelados .

Mais vamos seguir o que as Escrito diz  : Falando quais são os Dons dados pelo Espírito Santo e os seus significados.

Neste estudo bíblico você vai aprender de forma superficial e em uma linguagem popular

Tudo o que a Bíblia fala sobre os 9 dons espirituais — que também são chamados de 9 dons do Espírito Santo — e suas funções. Então, se você possui dúvidas sobre o que são os dons, quem nos dá os dons e como podemos desenvolvê-los, veio ao lugar certo.

Por isso, leia este texto até o final para aprender tudo sobre os 9 dons espirituais e para o que eles servem.

O que são dons espirituais?

Os dons espirituais são “habilidades” que são dadas por Deus para nós, a igreja. Eles são essenciais para o nosso crescimento individual e também de todo o corpo de Cristo.

O EMISSÁRIO PAULOfala sobre eles em I Coríntios 12 de modo bem detalhado. Então, vale muito a pena você ler este capítulo caso queira aprender mais sobre os dons espirituais.

Quais são os 9 dons espirituais?

Como falei, na carta aos Coríntios nós podemos aprender sobre os 9 dons espirituais que são dados à igreja. Cada um deles com um propósito e um significado diferentes.

Os 9 dons espirituais são:

Palavra de sabedoria;

Palavra de conhecimento;

Fé;

Dom de cura;

Operação de maravilhas;

Profecia;

Discernimento de espíritos;

Variedade de línguas;

Interpretação de línguas.

Além disso, nós podemos dividir os 9 dons espirituais em 3 grupos: dons de fala, dons revelação e dons de poder — 3 dons para cada um desses grupos:

Dons de fala

– Profecia

– Variedade de línguas

– Interpretação de línguas

Dons de revelação

– Palavra de sabedoria

– Palavra de conhecimento

– Discernimento de espíritos

Dons de poder

– Fé

– Dom de cura

– Operação de maravilhas

Porém, é importante lembrar que essa divisão não é algo que encontramos na Bíblia.

Isso é apenas uma forma de organizar os dons espirituais para estudarmos e compreendermos melhor para o que eles servem.

Vamos ver agora um pouco sobre cada dom e suas funções. Eu coloquei em uma ordem que seja mais fácil para entender como eles funcionam:

Palavra de conhecimento

É quando você tem uma revelação de alguma coisa que já aconteceu ou está acontecendo. Geralmente, é algo em que você precisa refletir sobre o significado do que foi revelado para você.

Isso pode pode acontecer através de um testemunho interior — aquilo que você simplesmente sabe sem ninguém precisar ter falado para você —, visões, sonhos etc.

Um bom exemplo disso é em Atos 11:1-18 quando Deus revela a Pedro por meio de uma visão que a salvação e o batismo no Espírito Santo não eram somente para o povo judeu, mas também aos gentios.

Palavra de sabedoria

Este dom é bem parecido com a palavra de conhecimento, mas está mais ligado ao futuro. Ele é a revelação de algo, seguido de um conselho.

Muitas pessoas o confundem com o dom de profecia, pois eram os profetas do antigo testamento que exercitavam este dom. Porém, na verdade, é a palavra de sabedoria o dom que mais se aproxima daquilo que chamamos de “profecia” hoje em dia.

Vemos muito ele na Bíblia, em qualquer situação que Deus revela algo para alguém para que esta pessoa possa aconselhar ou dar um aviso para outra pessoa.

Vale ressaltar que esse dom não tem a ver com o conhecimento humano ou sobre ciência. O nome “sabedoria” se deve ao fato do conselho gerado após a revelação.

Discernimento de espíritos

É o 3º dom de revelação que temos acesso. Ele nos dá a capacidade de perceber o mundo espiritual a nossa volta.

Se você já ouviu a voz de Deus audivelmente, se já viu anjos — ou demônios — ou conseguiu identificar espíritos malignos em meio a batalhas espirituais, isso foi uma manifestação do dom de discernimento de espíritos.

Dom de cura

Ele é o dom de poder mais simples de explicar. Resumidamente, é a manifestação de qualquer milagre que envolva cura.

A fé também é um dom de poder. Mas este dom não é igual a fé que temos normalmente. Podemos dizer que é uma fé “especial”.

Este dom é quando ocorrem milagres cujo único propósito é exaltar o Reino de Deus. Mas é algo que ocorre de forma passiva. Ou seja, o milagre acontece com a pessoa que recebe o dom.

Talvez fique mais fácil de entender com um exemplo:

Quando Daniel foi lançado na cova dos leões, ou quando seus amigos foram lançados na fornalha, nenhum deles sofreu dano algum. Isso foi uma manifestação do dom espiritual da fé.

A diferença dele para os outros dons de poder é que ele coloca a pessoa em uma vitrine para que todos vejam o milagre e o Reino de Deus seja exaltado por conta disso.

É exatamente o que aconteceu com os reis da Síria e da Babilônia quando viram Deus protegendo Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Eles publicaram decretos que exaltavam ao nosso Deus.

Operação de maravilhas

Este dom é quando se manifestam milagres que não sejam nem de cura e nem de fé. Ou seja, você realiza o dom de forma ativa e não o recebe.

O melhor exemplo disso são os milagres que Jesus realizava, como transformar a água em vinho ou andar sobre as águas.

Variedade de línguas

Este dom de fala é muito conhecido pelos pentecostais. Porém, ele não se resume somente a falar em línguas estranhas.

O dom de variedade de línguas é, como o nome diz, para falar outras línguas. O fato de você não saber o que está sendo dito, não impede que este seja um idioma falado em outro local.

Vemos isso claramente em Atos 2, no dia de Pentecostes, quando os discípulos foram batizados e falaram em outras línguas.

Embora a língua fosse estranha para eles que estavam dizendo, os outros judeus ali presentes que eram de países diferentes entenderam tudo o que eles falaram — mesmo sem possuir o dom de interpretação.

Ou seja, o dom de variedade de línguas serve para falar qualquer língua, seja ela o que muitos chamam de “língua estranha” ou “língua dos anjos”, ou uma outra língua de um outro idioma.

Interpretação de línguas

Este dom, como o próprio nome já diz, é quando ocorre a interpretação daquilo que está sendo dito por outra pessoa que se manifesta no dom de variedade de línguas.

O legal é que a Bíblia diz que, somados, os dons de variedade de línguas e o de interpretação de línguas são iguais ao dom de profecia — como podemos ver em I Coríntios 14:5.

Profecia

E por último, a melhor forma de explicar este dom é: uma fala por meio de uma inspiração de Deus.

Este dom geralmente funciona como confirmação de algo que a gente já sabe. Ele serve para 3 propósitos específicos: edificação, encorajamento e consolação das pessoas.

Eu acho que o dom de profecia é um dos dons mais comuns, embora as pessoas não o valorizem tanto, já que ele não é tão chamativo quanto operar milagres ou falar outras línguas.

Mas Paulo dá o devido reconhecimento para esse dom quando fala aos coríntios em I Coríntios 14.

Para que servem os dons espirituais?

Os dons espirituais nos são dados visando o bem comum. Ou seja, os dons espirituais são para a edificação da igreja, seu crescimento e amadurecimento.

Além disso, serve também como sinal para aqueles que ainda não acreditam em Deus. Afinal, quando vemos alguma manifestação dos dons de poder é bem difícil ignorar.

Quem distribui os dons espirituais?

É Deus quem nos dá os dons através do Espírito Santo. Ele que separa os dons para as pessoas e oknos ajuda a exercê-los, como podemos ver neste texto:

“Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas [os dons], repartindo particularmente a cada um como quer.” — 1 Coríntios 12:11

Então, fica claro que é o Espírito Santo quem reparte os dons entre os irmãos. Por isso, muitas pessoas se movem em algum dom e outros não. Porém, todos nós temos acesso a estes 9 dons espirituais, só precisamos buscá-los.

Como desenvolver os dons espirituais?

A melhor forma de desenvolver um dom espiritual é praticando. Assim como um músico, que embora saiba as notas e os acordes, só ficará bom se praticar.

Além disso, vemos claramente na Bíblia que ninguém nasce sabendo, mas sim vai melhorando no manifestar do dom:

“Assim acontece com vocês. Visto que estão ansiosos por terem dons espirituais, procurem crescer naqueles que trazem a edificação para a igreja.” — 1 Coríntios 14:12

(NÃO CONFUNDIR DOM DE PROFETIZAR COM PROFETA )

PROJETO MOVER DE DEUS

NOSSA VISÃO

O PROJETO MOVER DE DEUS  tem suas raízes firmadas em Israel, sua visão voltada para Terra Santa, onde o Eterno tem dado a oportunidade de conhecer e vivenciar, na prática, as festas bíblicas e os estatutos perpétuos.

NOSSA COMUNIDADE

Nossa congregação não pratica o judaísmo. Acolhemos judeus e gentios, crentes em Yeshua como Messias, para que, como Corpo, possamos anunciar as Boas Novas à toda criatura.

Cremos que Adonai é o único D-us vivo e enviou seu filho Yeshua como Messias, que morreu, mas ressuscitou e está assentado à destra do Todo Poderoso; Ele nos enviou o Ruach HaKodesh, o Espírito do Pai, como penhor da salvação

SOBRE NÓS;

O PROJETO MOVER DE DEUS TEM  suas raízes firmadas em Israel, sua visão voltada para Terra Santa, onde o Eterno tem dado a oportunidade de conhecer e vivenciar, na prática, as festas bíblicas e os estatutos perpétuos.

Radio Mover de Deus

Disponível para Android!

Pode ser baixado pelo link

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.subcast.app.radiomoverdedeus