ARTIGOS

Rosh Chodesh

Rosh Chodesh, é, dentro do Judaísmo, o primeiro dia de cada mês no Calendário hebraico, que é sinalizado pelo aparecimento da Lua Nova. Dentro do Judaísmo, Rosh Chodesh é considerada uma festividade menor.

O que é Rosh Chodesh

O calendário judaico é baseado na Lua. Ela aparece no céu no início de cada mês judaico como um crescente estreito, que gradualmente se torna mais pleno a cada noite, até ficar perfeitamente.

O calendário judaico é baseado na Lua. Ela aparece no céu no início de cada mês judaico como um crescente estreito, que gradualmente se torna mais pleno a cada noite, até ficar perfeitamente cheio e redondo, no meio do mês. Então a Lua “encolhe” até desaparecer totalmente por volta do fim do mês, apenas para reaparecer no começo do novo mês. Quando a Lua surge primeiramente como um estreito crescente, é chamada de “novilúnio” (em hebraico Molad – “nascimento da Lua”). No Shabat antes da Lua nova, anunciamos e abençoamos o novo mês (exceto o mês de Tishrei, que é abençoado unicamente pelo próprio D’us).

1317

De um novilúnio ao seguinte passam-se pouco mais de vinte e nove dias e meio. Esta é a duração do mês. Mas, uma vez que não podemos ter metade do dia pertencendo a um mês e a outra metade ao seguinte, o calendário foi construído de maneira a termos, às vezes, vinte e nove dias, e outras vezes, trinta dias no mês judaico; nunca mais, nem menos.

Êxodo 34 – Bíblia

Êxodo 34 na Bíblia: Disse o Senhor a Moisés: Talhe duas tábuas de pedra … “Ninguém compareça perante mim de mãos vazias.

Exodo 34/20

Resgate com um cordeiro cada primeiro jumentinho que nascer; mas, se não o resgatar, quebre-lhe o pescoço. Resgate todos os seus primogênitos.

“Ninguém compareça perante mim de mãos vazias.